O Sistema Financeiro Nacional é composto por diferentes mercados. Rodrigo Balassiano, Diretor da ID Serviços Financeiros, comenta que cada um desses mercados afeta de diferentes formas a economia brasileira. Isso significa dizer que os mercados impactam as nossas vidas também, mesmo para aqueles que não são do setor financeiro.
O mercado de crédito é um dos que mais influenciam o comportamento do consumidor no Brasil, sendo um cidadão comum ou até mesmo uma empresa. A inflação, a taxa de juros, os preços dos produtos no supermercado, investimentos e empréstimos: tudo isso tem a ver com o mercado de crédito e consequentemente com a vida das pessoas. Por esse motivo, continue a leitura para saber mais.
Entenda o que é o mercado de crédito
De acordo com Rodrigo Balassiano, o mercado de crédito é um segmento do mercado financeiro, um ambiente onde ocorrem operações, negociações e concessões de crédito e financiamento para pessoas físicas e jurídicas. Assim, a definição de crédito diz respeito a um pagamento futuro e que muitas vezes é embutido de juros ou valor obtido no presente.
O mercado de crédito é um muito importante para o Sistema Financeiro Nacional, porque funciona como uma ferramenta para o crescimento econômico. Além disso, esse mercado permite ter uma noção panorâmica do endividamento da população nacional, conforme explica Rodrigo Balassiano.
Saiba qual o papel do mercado de crédito
O mercado de crédito desempenha um papel fundamental na economia, fornecendo o capital necessário para investimentos, financiamentos de projetos, aquisição de bens e serviços, entre outros fins. Além disso, ele também influencia as taxas de juros e as condições de crédito, afetando a disponibilidade e o custo do dinheiro.
Entenda como funciona o mercado de crédito
Rodrigo Balassiano, expert no mercado de crédito, comenta que existem duas figuras principais no mercado de crédito: o credor, responsável por fornecer crédito, e o tomador, aquele que solicita os recursos, podendo ser uma pessoa física ou jurídica. Entre eles, ocorrem transações de empréstimos e financiamentos.
Assim, como forma de viabilizar essas transações, a instituição financeira que concede o crédito irá aplicar uma taxa de juros sobre o valor emprestado ao cliente. De forma muito simples, esses juros representam uma quantia adicional para pelo acesso aos fundos no momento da solicitação, como se fosse uma espécie de aluguel do dinheiro.
Por fim, podemos observar que o mercado de crédito é o ambiente onde os credores emprestam e ainda financiam recursos financeiros e bens a tomadores. Além disso, o mercado de crédito compõe partes do Sistema Financeiro Nacional e tem uma influência bastante significativa na economia brasileira. Não deixe procurar uma especialista para entender mais sobre o mercado de crédito e suas implicações na economia nacional.